Resenha: Esperando por Você, por Susane Colasanti!

quinta-feira, agosto 01, 2013

Livro: Esperando por Você
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630472
Ano: 2013
Páginas: 333
Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek - o amor da sua vida - a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?




Em Esperando por Você, somos apresentados a Marisa, uma adolescente de quinze anos que mora na pequena cidade de Far Hills e para quem o último ano foi realmente difícil, uma vez que era conhecida como a "esquisita" do colégio por sofrer de distúrbios de ansiedade e depressão. Contudo, o segundo ano começa e Marisa faz um acordo com sua melhor amiga e melhor cozinheira do mundo, Sterling, para que ambas consigam um namorado.Para Marisa, o pretendente perfeito é gato Derek, que faz o estilo surfista da Califórnia, mas que tem namorada. Por outro lado, há Nash. Seu melhor amigo, nerd, muito tímido e, por isso, sem chance alguma de torna-se seu namorado.

 Ela mora com a mãe, o pai e a irmã Sandra, mas as coisas em casa começam a ficar difíceis depois que seus pais anunciam o divórcio. E, como desgraça pouca é uma simples bobagem, ela acaba brigando com Sterling (que tem um tombo feio por caras mais velhos e relacionamentos online), com Nash, que acaba se afastando ao admitir que gosta dela  e com Derek, que a decepciona muito.  Com tudo isso, Marisa se vê novamente à beira da depressão e a única pessoa que a mantém bem é um DJ anônimo, que através de um webcast, fala tudo que ela e todos os adolescentes do colégio precisam ouvir.

Esperando por Você é um daqueles livros que a leitura flui rápida devido a escrita da autora. Desde o começo, não coloquei muita expectativa no livro porque a história é bem clichê. Romance de colegial, garota indecisa com família complicada, nerd legal e bad boy chato. *bocejo* O que o torna diferente dos demais livros é a personagem principal, Marisa, que por um lado desenvolve a trama e por outro, a atrasa completamente. Confuso? Eu explico.

O livro é escrito do ponto de vista da protagonista que diversas vezes tem pensamentos repetitivos e maçantes. Cenas descartáveis como as várias brigas com a mãe e a irmã de Marisa, atrasam totalmente a história. Além disso, Marisa expõe as mesmas ideias continuamente, como a sua posição em relação aos namoros virtuais e mais velhos de Sterling e como a vontade incessante de ter um namorado. Uma palavra: boring.

Por outro lado, Marisa não se trata de mais uma mocinha cabeça-de-vento que vive chorando e não sabe lidar com os próprios problemas. Ao contrário, ela consegue defender tudo aquilo que acha necessário, mesmo que isso a afete diretamente, contribuindo para depressão.

Ah, outro ponto muito importante e que não deve ser esquecido: a autora trata, ao me ver, da depressão como algo a que se possa negar ou enfrentar. Acho que depressão é algo realmente sério e dizer: "Basta, não posso deixar que essa doença tome conta de mim" talvez não seja a solução. Depressão é um assunto que se abordado com mais intensidade e de modo real na história, traria mais créditos ao livro tirando o peso trivial que o triângulo amoroso (mocinha, nerd e popular) mais conhecido dos EUA aplicou de maneira tão acentuada.

A diagramação do livro é ótima, as letras tem tamanho ideal e as páginas são amareladas ♥. Sem contar que eu não me lembro de ter visto, em muito tempo, uma capa tão condizente com a história.




Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria