Resenha: Para Todos os Garotos que já Amei, por Jenny Han

terça-feira, novembro 24, 2015


           Para Todos os Garotos que Já Amei

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Primeiramente, gostaria de dizer que não imagino a Lara Jean como outra pessoa que não a Arden Cho - a Kira de Teen Wolf. Eu sei, eu sei, vocês não aguentam mais me ouvir falando desse seriado aqui no blog. Então foca na resenha, oka? Oka!



Lara Jean é uma adolescente completamente comum. Ela tem duas irmãs: Kitty, a mais nova, e Margot, a mais velha e a  responsável por ajudar o pai a cuidar das outras duas desde que sua mãe morrera. Lara Jean escreve cartas de amor para os garotos que ela tenta de qualquer maneira esquecer. Ela as escreve e as guarda numa caixa que ganhou da mãe. Ao todo, são cinco cartas e uma delas foi para Josh, o namorado de Margot. Mas é claro que ninguém nunca tomará conhecimento delas, certo? Hummm...

O livro começa com uma mudança na casa de Lara. Margot está indo para a faculdade na Irlanda e com isso, a responsabilidade de cuidar de Kitty e das coisas da casa passam a ser de Lara Jean. Ela tem medo de não conseguir ser tão boa quanto a irmã mais velha e acabar fazendo tudo errado. Por causa da viagem, Margot e Josh terminam, o que deixa Lara um pouco balançada. Pra piorar tudo, as cinco cartas de amor sumiram e é quando Peter Kavinsky vai tirar satisfações é que Lara faz a Maísa e anuncia: meu mundo caiu.

Com a voz baixa e discreta, Peter começa:
— Só para você saber, eu não tenho herpes.
O que? Fico olhando para ele, boquiaberta.
— Eu nunca disse que você tinha herpes.
A voz dele ainda estava baixa, mas realmente furiosa.
— Também não pego sempre o último pedaço de pizza.
— Do que você está falando?
— Foi você quem disse. Na sua carta. Que eu sou um cara egoísta que anda por aí passando doenças para as garotas. Lembra?
— Que carta? Eu não escrevi nenhuma carta!
Espera. Escrevi sim. Eu escrevi uma carta para ele há um milhão de anos. Mas não é dessa carta que ele está falando. Não pode ser.

Apesar de Peter ter levado numa boa e considerado a coisa toda bem divertida, o pior pesadelo de Lara Jean ainda estava para acontecer: Quando Josh recebe a carta e vai questioná-la a respeito, ela toma uma atitude desesperada e, sem pensar, beija Peter, que está passando no corredor naquele exato instante. Como numa bola de neve, a mentira de Lara Jean vai tomando proporções devastadoras e ela começa a  se perder na própria história, ficando no limite entre o que sente de verdade e o que é só fingimento.

O que dizer desse livro fofo que eu mal terminei e já quero o próximo? Li em várias resenhas que a Lara Jean seria um pouco imatura, mas eu acredito que ela seja uma personagem engraçada e muito insegura. Ela tem tanta admiração pela Margot que não se vê sendo tão boa em tudo quanto ela. E tem medo de fracassar. O mais legal foi ver o amadurecimento da personagem durante o livro.

E o Peter... O que dizer do Peter? Foi um personagem que me cativou aos poucos, mas me cativou completamente. Ele é um pouco bad boy, um pouco fofo e tem a dose certa das duas coisas. Além de ser inteligente e tratar a Kitty como uma princesinha. #teampeter

No mais, eu amei Para Todos os Garotos que já Amei. Foi um livro que me surpreendeu positivamente. Uma leitura leve, despretensiosa e deliciosa. Jenny Han já ganhou meu coração no primeiro livro ♥. Li o livro bem rapidinho, graças à uma escrita bem natural e à personagens marcantes e divertidos. Achei a capa linda, as páginas são amareladas e a fonte é de tamanho agradável. Queremos P.S. I Still Love You pra onteeem!!!!!

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria