Resenha: O Preço de Uma Lição, por Federico Devitto e Rogério Mendonça

quinta-feira, dezembro 05, 2013

Livro: O Preço de Uma Lição
Autores: Federico Devitto e Rogério Mendonça
Editora: Novo Conceito
ISBN:
Ano:
Páginas:
Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.



Aposto que você tem um amigo, colega do colégio, amigo do seu irmão, ex-namorado, que pega geral com a característica marcante de ser fofo. Ele é legal com a mãe, com a irmã, sabe ser simpático, romântico, todo mundo gosta dele... Mas é galinha! Ninguém põe fé que ele possa se apaixonar e ficar um bobo apaixonado. Quando de repente...

Essa é exatamente a história de 'eu'. Pasme: O nome do narrador/personagem principal não é citado em nenhuma parte da história. Creio que a intenção dos autores é que você perceba que há um personagem como ele na sua vida. Sempre há.

Ele é um rapaz de 20 anos, universitário, trabalha, ganha bem e tem várias garotas aos seus pés. O livro conta seus principais casos de amor desde criança e quando, finalmente, conhece Juliana (aka, xará). Ela é 5 anos mais nova que ele. Eles se apaixonam e começam a namorar. Um namoro que muitos duvidaram.

Muita gente (garotas principalmente) não gostaram do livro. Eu particularmente, não vi motivos para tanta crítica. Achei super legal ver o lado masculino de um relacionamento e o que se passa na cabeça deles quando as coisas estão e não estão dando tão certo. Não gostei muito do modo como o livro foi redigido, mas deixo passar por ser o primeiro livros dos autores, logo, é um erro aceitável. O livro é muito detalhado no início, mas o final acontece rápido como um flash. Poderiam ter investido mais no desfecho e filtrado muita coisa do início.

Os personagens principais me irritaram um pouco. O personagem principal por ser muito meloso e excessivamente romântico e grudento, às vezes, mas, ao mesmo tempo, ele passa uma imagem de *garoto sonho de toda guria*. Assim como os garotos da vida real. Ao mesmo tempo, a Juliana é muito não-óbvia. Ela não consegue observar e entender algumas coisas que ele fala e que, por favor, são simples. Hey! Nós também fazemos isso, não?

A capa do livro é bem criativa e tem tudo a ver com a história. Sem falar que a paginação lateral é muito amorzinho ♥

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria